<$BlogRSDUrl$>

Monday, February 02, 2004

Eu adoro tirar fotos sem noção. De pés (como a que se encontra nesse template super elaborado que criei), de pratos vazios, copos de suco, bichinhos de pelúcia etc... Inclusive tenho uma pasta no meu computador com o nome de "viagens", onde coloco todos esses meus "trabalhos artísticos". Ô, quanta arte. Mas eu adoro fotos em geral, acho tão bonito saber tirar foto, um charme mesmo. Eu queria ter essa habilidade, mas tenho a leve sensação que nasci desprovida de tal dom... Olha que eu tentei, até peguei uma matéria de laboratório de fotografia na faculdade. Tudo bem que a professora não era o incentivo em pessoa (nem comigo nem com ninguém), mas ela podia ser um pouco mais delicada...
Estava eu, preparada para o primeiro exercício da matéria, munida de uma máquina cheia de recursos (emprestada pela faculdade) e de filme P/B Ilford (falando assim até parece que entendo...), animadíssima. Tirei as fotos, usei minha super criatividade de principiante, quem sabe não estava nascendo ali um novo talento... Ok, fotos tiradas, mandei fazer o contato (que é uma folha que vem com todas as fotografias do filme em miniatura). Chegou a hora de mostrar as fotos para a meiga professora. Ela, com sua canetinha azul, começou a dar o veredicto:
_ Essa tá ruim, essa tá ruim... Minha filha (nesses termos), eu disse que era pra fazer um retrato! Você não sabe o que é retrato? - E com a bendita caneta azul, começou a rabiscar a foto - O retrato é só essa parte da foto, não tinha que ter nada disso! De que adianta ter uma máquina boa se você não sabe utilizar? - E continuou - O movimento dessa tá bom, mas tá mal centralizado... Essa outra estaria boa, não fossem essas pernas no fundo...
Pequena pausa. Eu tinha esperado um tempão até que as citadas pernas aparecessem na foto... Era o grande significado da tal foto, uma menina sentada, com olhar triste, e pessoas passando (no caso, só as pernas) e não dando a mínina... Sabe, solidão no meio da multidão? Pois é, ela não entendeu minha "sensibilidade artística"... E não parou por aí...
_ A perspectiva dessa tá boa, essa aqui dá até pra ampliar... Nossa, essa do gatinho está horrível!
Pausa dois. Era a minha foto preferida, uma gatinho bem de perto, deitado de lado, num chão de pedra, com umas folhas caídas... Linda mesmo, professora idiota!
_ E essas duas últimas aqui? Um desperdício! Aliás, vocês (eu tinha dividido o filme com uma amiga) desperdiçaram esse filme! Um filme bom, uma máquina ótima, e olha o que vocês fizeram... Mas fazer o que, né? Deixa eu ver quais vocês podem ampliar...- E olhou todo o contato de novo, tentando achar algo que, na concepção dela, prestasse.
Traumatizante, não? Tive mais problemas depois para aprender a ampliar as fotos, mas realmente eu sou meio enrolada... Apesar de tudo, a experiência não foi um desastre total, abstrai a opinião dela e passei a aproveitar a prática no laboratório. É lógico que era uma professora, e não uma besta completa, portanto eu tinha que respeitar o que ela dizia. Mas eu acho que a foto tem um valor subjetivo também, e isso ela não podia avaliar. Não acho que sou um super talento injustiçado, mas também não sou a negação que ela fez parecer no começo do curso. Acho que o jeito dela é que era meio agressivo, não sabia passar seus conhecimentos e nem fazer uma crítica construtiva... Mas até que deu para aprender algumas coisas com ela. Depois a situação melhorou, e o segundo filme que fiz teve uma aceitação bem maior, ela até gostou de algumas fotos. Em outro período tive ainda um outro professor de fotografia, esse maravilhoso, que fez com que eu me empolgasse com fotografia novamente.
Só mais um detalhe: sobre a foto do gatinho, um dia que essa professora faltou, quem deu a aula foi uma monitora "feminista" (piadinha interna... aliás, super interna, porque a pessoa que a entenderia não está acessando esse blog). Ela viu a foto e falou: Nossa, que legal essa aqui! O chão ta ótimo, porque você não amplia? - Humpf.
Enfim, essa historinha toda foi só para introduzir a foto a seguir, que, aliás, não tem nada a ver com as fotos da faculdade. É digital e foi tirada ontem. Mas como disseram que meu blog nunca tem imagens, aí vai a primeira. Depois dessa, vocês vão acabar dando razão à professora... Tudo bem, eu entendo...

Meu lanche no restaurante Spoleto: um suco do
Mc Donalds e um salgado do Pizza e cia.

E a sua pessoa?
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?