<$BlogRSDUrl$>

Monday, March 01, 2004

Na minha faculdade, você sabe que as férias acabaram quando está, mais uma vez, andando pelo shopping no horário em que deveria estar tendo aula. Não porque você queira (não que não queira também...), mas porque os professores não apareceram. Quando fica jogado no chão de livrarias, lendo (revistas fúteis e livros infantis, não se iludam), e conversando, e vendo o tempo passar. As férias acabaram quando você começa a pensar em como seria bom conseguir um estágio, e em como a nossa profissão (jornalismo) não dá dinheiro, e em como o mercado é concorrido... Quando você começa a se preocupar com as greves, e volta a ouvir rumores de que ela se aproxima. Quando, mais uma vez, pensamos que as regras da faculdade são sem sentido, e em como professores são, em sua grande maioria, picaretas... ou que pelo menos não atingem nossas expectativas. As férias acabaram quando todos começam refletir sobre sua escolha profissional. Quando concordamos que não era nada disso que esperávamos do nosso curso. Mas que também não queríamos estar fazendo nenhuma outra coisa. Quando cada um conta em que momento começou a sua decepção em relação à nossa faculdade. Quando muitas pessoas que fazem jornalismo dizem: "Eu não quero ser jornalista..." Alguns têm outras opções, planos "B", talvez uma segunda faculdade... Outros, como eu, esperam encontrar pelo caminho alguma área interessante que faça valer a pena os quatro anos que passamos estudando. As férias acabaram quando, pela milésima vez, combinamos de assistir a gincana de calouros, e ver as mesmas brincadeiras, e babar pelos mesmos veteranos de sempre, e comentar que o perfil dos calouros está mudando, que agora só tem patty e playboy... Quando as ruas estão cheias de jovens pintados implorando por umas míseras moedinhas...

***
Pessoa pintada: Uma moedinha, qualquer coisa!...
Minha pessoa: Pra que faculdade você passou?
PP: Comunicação na Facha.
MP: Ah... (e dou 30 centavos)
PP: E você, faz o quê?
MP: Jornalismo na UFRJ.
PP: Pô, show, hein? Parabéns!
MP: ... Obrigada... (Poxa, fiquei sem graça, o calouro era ele, o parabéns deveria ter vindo de mim...)
***
Outra pessoa pintada: Qualquer moeda, pelo amor de Deus! (esse fez a linha desesperado)
Minha pessoa: Ah, que faculdade?
OPP: Comunicação na UFRJ!
MP: Ah, então você é meu calouro!
OPP: Poxa, e você não foi me receber lá na faculdade porquê?
MP: Ah, isso é coisa de segundo período... Já tô no quinto...(como se eu não tivesse o mesmo tempo vago que tinha no segundo período...)
MP: Tá aqui (dou 70 centavos... é bom ele guardar, pode precisar deles quando se formar...), boa sorte lá na Eco...
***

Pois é, as férias acabaram mesmo. Você percebe isso quando revê um monte de gente que você gosta. Gosta mesmo, ainda que não tenha grande intimidade com elas. Você sabe que as férias acabaram quando, entrando na sua faculdade, você se sente em casa. Quando você sente orgulho de poder fazer parte dela, apesar de todos os problemas. Quando você olha para aqueles mesmos corredores de sempre, mal cuidados, e percebe que sentiu falta deles durante o tempo que esteve fora. E que vai sentir mais ainda quando a faculdade acabar.

E a sua pessoa?
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?